Resources

Operadores de transporte implementam novas tecnologias para oferecer um serviço diferencial, otimizando recursos de mão de obra e combustível — e os passageiros podem se beneficiar

Written by Via Transportation | May 26, 2023 4:00:00 AM

Nos últimos três anos, gestores e operadores do transporte coletivo enfrentaram uma série de grandes abalos no setor: primeiro, a pandemia da COVID-19 e a cultura do home office mudaram os padrões de viagem habituais; depois, uma contínua escassez de motoristas aumentou os custos de mão de obra; e, finalmente, a inflação e o aumento dos custos de combustível ocasionaram maiores despesas operacionais. Este novo clima difícil exige que os sistemas de transporte sejam mais eficientes e flexíveis, mantendo a confiança e a comunicação com passageiros cada vez mais conscientes dos custos — uma tarefa difícil, mas que o novo software de transporte integrado é projetado especificamente para oferecer. 

A empresa de tecnologia de transporte Via tem trabalhado com gestores públicos e empresários em toda a América Latina para melhorar os serviços especiais existentes prestados a pessoas com deficiência, lançar novos serviços sob demanda que utilizam a tecnologia para apoiar a rede de linhas existente e entregar experiência excepcional ao passageiro por meio de um software de planejamento e rastreamento de viagem. Hoje, importantes entes de transporte em todo o Brasil (incluindo o Sindiônibus em Fortaleza ) já estão aproveitando a tecnologia da Via para liderar uma revolução no transporte público flexível em todo o país. 

Como sindicato de várias empresas de transporte em Fortaleza, o Sindiônibus tem plena consciência do declínio constante do número de passageiros no transporte público do país, bem como do aumento dos custos operacionais. O objetivo do sindicato é recuperar usuários ao oferecer uma alternativa de transporte mais eficiente e confortável quando comparada com os transportes por aplicativos e, ao mesmo tempo, que tenha custos sob controle.

Após um estudo de viabilidade interna em dezembro de 2019, foi lançado um serviço de microtransit desenvolvido pela Via chamado TopBus+.

A solução Via foi um catalisador para diversificar a oferta de transporte público, adicionando uma opção flexível e orientada por dados. Além de uma plataforma de operações que permite a supervisão da distribuição e direcionamento de veículos, a tecnologia da Via disponibiliza um aplicativo para motoristas que os direciona na navegação para cumprimento das viagens, além de um aplicativo para passageiros que permite reservar e rastrear viagens compartilhadas a partir de seus smartphones.

Notoriamente, o software deu ao Sindiônibus acesso sem precedentes a novos dados de passageiros que impulsionaram a experiência do cliente e novos esforços de crescimento, dentre eles a oferta de novos métodos de pagamento. Por exemplo: o TopBus+ aceita o cartão local de transporte, permitindo que usuários que já costumam usar as linhas de ônibus fixas utilizem o novo serviço usando a mesma forma de pagamento.

Após um período de número reduzido de passageiros durante a pandemia, o TopBus+ teve um aumento de 250% nas corridas de dezembro de 2019 a março de 2022. O serviço foi construído com base nesse impulso, alcançando 42 mil viagens mensais em janeiro de 2023 e aumentando a receita em 35%. Isso fez com que o Sindiônibus ampliasse a operação de 20 para 36 veículos para acomodar os passageiros durante os horários de pico. O Sindiônibus agora planeja expandir o modal para além da cidade e para toda a área metropolitana. 

“Acreditamos que o transporte público sob demanda faz parte da complexa rede de transportes do futuro que será adotada pelas grandes cidades, e toda a experiência que estamos adquirindo com o TopBus+ qualifica nossas empresas para se prepararem para essa nova realidade”, diz Fred Neto, diretor operacional da Dragão do Mar (associada ao Sindiônibus).

O TopBus+ representa um começo promissor para o inovador transporte coletivo sob demanda em todo o Brasil e no resto do mundo. Aqui perto, no Chile, a Mueve ACHS implantou um serviço de transporte sob demanda em uma área de 5.200 quilômetros quadrados, cobrindo toda a região metropolitana de Santiago com 50 ônibus, com foco principalmente em levar os moradores para consultas médicas. Nos Estados Unidos, em Arlington, Texas, o transporte público sob demanda é usado para atender a uma cidade de 400 mil habitantes, tendo aumentado o número de passageiros em 10 vezes desde o lançamento do serviço flexível.

Com tecnologias responsivas à demanda, capazes de lidar com essa quantidade de viagens de maneira eficiente e em escala, gestores públicos e operadores em todo o Brasil e no resto do mundo podem desenvolver projetos de transporte ainda mais ambiciosos nos próximos anos. 

Interessado em saber mais sobre como a Via possibilita novos tipos de redes de transporte público no Brasil? Entre em contato com David Cañabate, diretor geral da Via .  

David Cañabate
Diretor geral | América Latina
david.canabate@ridewithvia.com
Tel: (57) 318 347 4481